Mais de dois mil alunos retornam às aulas do Pronatec em Ilhéus

Oportunidade tem reunido gerações de uma mesma família no aprendizado profissional
Arquivo JBO

Após o período de recesso de fim de ano, os alunos matriculados nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Ilhéus, retornaram às atividades na segunda-feira, 05 de janeiro. Coordenado através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com vários institutos, o programa já alcançou o 6º lugar em matrículas na Bahia. Para 2015, Ilhéus pactuou mais de duas mil vagas somente para o primeiro semestre, conforme destacou Jamil Ocké, titular da SDS.

Os cursos retomados neste início de ano são de Montador de Computador, Mestre de Obras, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Pedreiro de Alvenaria, Mulheres Mil, Operador de Caixa de Supermercado, Agente Social de Proteção Básica, realizados na sede do Instituto Federal da Bahia (IFBA), na rodovia Ilhéus-Itabuna. Na Escola Municipal Heitor Dias, localizada na Avenida Canavieiras, houve o retorno das atividades dos cursos de Preparador de Doces e Conservas, Identificador Florestal, Agente de Produção Cultural, Operador de Caixa de Supermercado. E no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), situado no bairro do Iguape, seguem as aulas do curso de Operador de Guindaste.

De acordo com Jamil Ocké, essa adesão de Ilhéus significa que quase 50 cursos irão proporcionar aos jovens e adultos, que tem interesse em se profissionalizar, maiores chances de competir no mercado de trabalho, com uma preparação adequada e eficaz, “e a procura pelas vagas oferecidas foi muito grande”. Segundo ele, o Pronatec - que foi instituído pela Lei Federal 12.513/11 - dá prioridade para estudantes de ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais, além de incluir famílias em situação de vulnerabilidade, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou que estão em situação de Seguro-Desemprego.

Gama de Cursos - Custeados pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos do Pronatec são ministrados por instituições de renomada qualidade técnica como o Sistema “S”, que compreende Senai, Senac, entre outros. Ilhéus já possui cursos como: Agente de Alimentação Escolar, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Agente de Informações Turísticas, Almoxarife de Obras, Assistente de Operação de Logística Portuária, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Assistente de Produção Cultural, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Garçom, Cacauicultor, Camareira em Meios de Hospedagem, Auxiliar de Cozinha, Cuidador de Idoso, Eletricista Industrial, Espanhol Aplicado á Serviços Turísticos, Espanhol Básico, Inglês Aplicado à Serviços Turísticos, Inglês Básico, Mecânico de Máquinas Industriais, Montador e reparador de Computador e Programador de Web.